quinta-feira, 6 de março de 2014

Quando nascem os pais, mas não nasce o filho



Meu filho (dentro de mim algo dizia que você era um menino),

Não consigo descrever a felicidade que senti quando descobri que estava grávida de você. Depois de 07 meses tentando, finalmente os sinais de que você estaria chegando começaram a aparecer. Primeiro, um sono tremendo. Depois, seios quase explodindo, choro fácil, fome estranha. Uma verdadeira bomba hormonal tomou conta de mim. 

Curiosamente, seu pai ficou grávido também. Em menos de 24h, ele virou outro homem. Não que ele já não fosse um marido bacana. Ele é massa. Mas preciso te dizer, meu filho, você virou a vida do seu pai ao avesso. Rapidamente ele se tornou um cara organizado, deixou de comprar vinis porque o preço era equivalente a vários pacotes de fralda, passou a acordar mais cedo porque queria ganhar mais dinheiro pra te dar conforto, e não queria que eu tivesse mais trabalho algum. Essa parte era engraçada, mas eu achava a coisa mais linda desse mundo.

O grande sonho das nossas vidas era ter um filho. Na verdade, continua sendo. Isso nunca mudará. E, apesar de não estar mais no meu ventre, você nos mostrou o quanto o amor de uma mãe e de um pai pode ser incondicional. Seu pai virou a chave dentro dele. Eu, pude colocar em pratica todos os conhecimentos que adquiri em 01 ano de leitura. De repente, não conseguia comer qualquer tipo de comida que me (te) fizesse mal. Meu mundo se transformou de uma forma que nunca vou conseguir te explicar. Em poucos dias meu corpo virou outro. Tudo pesava, tudo doía. E eu só pedia a Deus que crescesse e que doesse cada vez mais. Era uma dor maravilhosa.

Mas, infelizmente, nossa alegria durou pouco. Os sangramentos começaram, o repouso foi necessário, e toda aquela magia que pairava aqui em casa estava ameaçada. Depois de alguns dias, alguns exames foram feitos e o diagnóstico foi dado: você não tinha se desenvolvido. Tínhamos te perdido. Uma onda de desespero se instalou em nossos corações. Mas o que você não sabe, meu filho, é que você só trouxe coisas boas para nossa vida, pro nosso casamento. Você era o início da nossa família. 

De repente, toda a alegria dos amigos se transformou numa enorme tristeza. A felicidade com que todos receberam a notícia da sua vinda foi transformada numa enorme dor, mas sempre recebíamos palavras de esperança. E te digo, meu filho, foi lindo de ver a alegria dos seus futuros tios. Alguns pareciam que estavam recebendo a noticia como se fosse sua. Era comovente. 

E ai, meu amor, você conseguiu trazer pra perto da sua mãe pessoas que já haviam sumido há muito tempo. Às vezes a gente se afasta de pessoas que amamos, não porque brigamos, mas porque a vida tem dessas coisas. Não porque queremos, mas porque muita coisa foge ao nosso controle.
Outras pessoas com as quais sua mãe não tinha tanta intimidade foram as primeiras a ligar, a dar uma palavra de apoio, a enviar uma mensagem pelo facebook. Você nos proporcionou uma onda de amor nunca antes vista ou sentida pelos seus pais. Sou muito grata por isso.

E a tristeza do seu pai? Meu filho, seu pai nunca te carregou no ventre, mas só porque a natureza não permite. Se fosse possível, assim ele teria feito. E te digo com toda certeza: ninguém lutou mais por você do que o seu pai. Ninguém (nem eu mesma) criou mais esperanças por um bom diagnóstico, ninguém se esforçou mais pra acreditar que o futuro seria lindo. 

Depois de muito chorar, decidimos que seguiríamos em frente, que perder o primeiro bebê acontece com muitas mulheres, que não éramos amaldiçoados por causa disso.
Foi então que num exame de rotina, descobrimos que não havíamos te perdido. Acredite se quiser, mas é isso mesmo. Você ainda estava aqui, dentro de mim. O problema é que ninguém te achava. Você não estava no meu útero, mas também ninguém te encontrava nos meus ovários ou nas minhas trompas.

E esse sentimento era muito louco. Primeiro, eu tinha te perdido, depois era sua mãe novamente. Mas vou te dizer, meu filho, coração de mãe não se engana: eu sabia que algo de errado estava acontecendo. Seu tio Lippo não sossegou enquanto o seu segundo diagnóstico não chegou, e eu nunca, mas nunca mesmo vou me esquecer disso. Gratidão profunda é o que sinto pelo nosso médico.
Na sexta de carnaval senti dores horríveis, e seu pai nos levou para o hospital. Finalmente, o tão temido diagnóstico apareceu: você estava na minha trompa direita. Tive que ser operada de urgência, mas graças a Deus fui recebida por uma equipe maravilhosa que me tratou com muito amor e carinho. Seus tios ficaram um tanto quanto desesperados, seu avô e nosso médico chegaram correndo no hospital, mas deu tudo certo. Não preciso nem dizer como seu pai ficou, mas o que ele queria mesmo é que eu não corresse risco de vida. 

E ai, meu amor, quando acordei da cirurgia, percebi que você veio e foi embora de uma forma tão rápida pra me ensinar uma coisa muito importante: a ter paciência. Esse sempre foi o meu ponto fraco, meu filho. E você, mesmo do tamanho de um feijão, me ensinou que a gente não controla nada nessa vida. Nem a hora de nascer, nem a hora de morrer. Também me ensinou que perdoar é preciso. A si mesmo e aos outros. 

Você me mostrou que eu tenho os melhores amigos desse mundo. A melhor família também. Você confirmou aquilo que eu já sabia: seu pai já foi e vai ser o melhor pai desse mundo. E eu digo já foi porque nós já fomos pais. Por mais que tenhamos sido pais por apenas 03 semanas, ninguém vai tirar isso de nós. 

Pode ter certeza, meu filho, de que seus irmãos saberão que serão o segundo e o terceiro. Você sempre será o primeiro. Sempre. Pode ser comum perder o primeiro bebê, mas mãe nenhuma vai se acostumar com isso. Eu sei, acontece com muita gente. Mas o que eu queria mesmo é que você estivesse crescendo aqui dentro.

Só que nem tudo é como a gente sonha, por isso te agradeço por ter me concedido essa benção, mesmo que por pouquíssimo tempo. Eu, você e seu pai, sabemos que você abriu o caminho pros seus irmãos, pra que eles possam vir saudáveis. E eu jamais me esquecerei disso. Muito obrigada por você ter passado por aqui. Muito obrigada por ter enchido meu peito de amor, alegria e esperança. Muito obrigada por ter nos escolhido. Seus irmãos saberão o que você fez por eles, pode ter certeza disso.

Com MUITO amor,

Sua mãe.

Ps: Deixo isso registrado aqui no meu blog para que seus irmãos um dia possam ter a pequena noção do que você fez por eles.

69 comentários:

  1. Lindo testemunho! Só saberá o turbilhão de sentimentos que surge numa experiência dessa quem já passou por ela. Que Deus abençoe esta família!

    ResponderExcluir
  2. Ano passado, meados de outubro, tb passei por uma situação dessas..... Chorei. Vivi meu luto. Engravidei novamente e os mesmos sintomas: sangramento, progesterona baixa, descolamento do saco gestacional... repouso e remédio! Tudo passou e hoje estou a 34 semanas esperando minha princesa e agradecendo a Deus pelo dom da vida!!! Assim será com vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Wellida. É muito bom ler isso. Sei que vai dar tudo certo. Muita saude pra sua filhota. Beijão

      Excluir
  3. Passamos pela mesmíssima situação na nossa 1ª gravidez, e apesar do trauma ainda maior de termos perdido um outro bebê poucas horas antes do parto, hoje já temos duas moças e um garotão. Ah, e deixe isso registrado aqui no blog não apenas para os irmãos dele, mas para ele mesmo. Quando tiverem um filho que venha a nascer, muito provavelmente será o mesmo espírito, mesmo o DaMaia não acreditando ;) Luz, paz e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Everardo. Acredito nisso! :) Obrigada pelas lindas palavras. Beijos

      Excluir
  4. Que texto lindo! Muito amor para essa família... (L)

    ResponderExcluir
  5. Deus fala através da dor e do sofrimento com o propósito de nos ensinar e de se revelar a nós.Como você mesma descreveu muito bem na sua linda história de vida. O quanto você deve ter aprendido, querida. Deus a surpreenda com seu grande amor. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida

    ResponderExcluir
  6. Minha linda, eu só fiquei sabendo agora! me emocionei com o texto, não sou capaz de imaginar o que você sentiu, mas tô torcendo pros irmãos dele virem logo! ;) Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  7. Me emocionei muito com o texto Mariana Bahia!
    Que bom que vc conseguiu traduzir esse momento em palavras que talvez sirvam de apoio a outras mulheres.
    Posso compartilhar seu texto no face? Entenderei se não!
    Um forte abraço!
    Taci Cotta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode, Taci. Fica a vontade. Penso que esses depoimentos podem ajudar outras pessoas, assim como todo carinho que venho recebendo de voces tem me ajudado a cicatrizar essa ferida. Beijao

      Excluir
  8. MUITO lindo. Parabéns!!
    Só quem passou por isso sabe a dor das suas palavras. Também passei por isso na minha primeira gestação. (Má formação do coraçãozinho e com 8 semanas perdi meu primeiro anjinho). Hoje tenho uma filha de 2 anos e 7 meses linda e MUITO saudável. E consegui engravidar novamente logo 3 meses depois do aborto. Enfim...só queria deixar registrado aqui os meus parabéns pela mãe e pelo pai que vocês foram e vão ser um dia. E que Deus não faz nada por acaso, que tudo nessa vida têm um proposito.
    Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  9. Texto maravilhoso! Muito obrigado pelo seu texto! Parabéns pela profundidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço pelo comentário, Ailton. Beijo pra você

      Excluir
  10. Parabéns, Mariana grandiosidade do seu relato, pela maternidade e paternidade consistente e responsável do casal. Fé em Deus, muita saúde e paciência.

    ResponderExcluir
  11. Emocionadíssima aqui. Lindo texto, linda história. Vocês são pais incríveis e os irmãos que vierem vão ser muito sortudos em ter vcs. Cruzando os dedos Mari! E acompanhando cada dia! Um xêro com carinho nos dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, minha flor! Em tão pouco tempo já passamos por tantas dificuldades juntas, né? Mas vamos em frente. Um lindo futuro nos espera, tenho certeza! Beijão

      Excluir
  12. Chorei da primeira a última palavra.
    Que logo - ou na hora certa - vocês recebam a benção de gerar uma vida!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente, tudo. Lindo texto, belíssima história.
    Exemplo de luz... tudo de bom. :)))

    ResponderExcluir
  14. Que linda a leveza com que você conseguiu escrever essa história, Mariana! Muitas felicidades pra tua família... Muito amor e um futuro muito, muito próspero!!!

    ResponderExcluir
  15. Mari, que belo texto. Um beijo no coração de vocês dois.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei muito emocionada com o seu relato, pois passei por tudo isso. Há 6 anos, tive um filho que nasceu com 640g aos6 meses, viveu 114 dias. Não desisti da ideia de ser mãe e um ano após sua ida, nasceu minha filha Alice. A grande lição que aprendi é que devemos viver um dia de cada vez, sem ansiedade e agradecendo sempre. Os anjos vem para alguns, os filhos são filhos independentes de quanto tempo fiquem conosco. Muito amor para vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo relato, Carla. Quanta sabedoria. Muita saude e amor pra sua familia. Beijos

      Excluir
  17. Mariana, nao te conheço. So pelas lindas fotos que Da Maia publica. Mas, fiquei muito impactada com seu depoimento. Que o Senhor abençoe vcs. Creia mesmo, de verdade, certamente, que Ele tem propositos inesqueciveis e felizes para voces. Estou na torcida.

    ResponderExcluir
  18. Lindo a pureza de suas palavras e o amor pelo seu filho.
    Que Deus te abençoe e te de a graça der ser novamente uma grande mãe.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  19. Verdadeiramente emocionadíssima!
    Que doces palavras fortes, que sentimento lindo!
    Apenas uma verdadeira mãe é capaz de sentir tudo isso.
    Que amor e que lição de vida!
    Que Deus te abençoe e te conceda muitas graças a bençãos em sua vida!

    ResponderExcluir
  20. Putz...
    Só tenho q dizer o mesmo que todos: belíssimo texto. Desejo força e fé, na recuperação e no futuro, e muita saúde também, que o resto a gente corre atrás. Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Olá Mariana!
    Você não me conhece.Fui aluna de Da Maia na FDR...Compartilho desse sentimento com vocês,cada palavra,cada gesto,cada sorriso,cada lágrima...A nossa sementinha também se foi,virou anjinho no céu.Sei que nada consola nesse momento,só o tempo! Em novembro também passamos por esses momentos,hoje estamos mais resignados...A nossa sementinha estará para sempre em nosso coração e sempre será o nosso primeiro bebê,muito Amado,muito esperado...Acredite:não tem um só dia que eu não pense nele,que eu não me lembre da sensação de ser mãe...lágrimas rolam,mas a certeza de que esse anjinho veio para mudar as nossas vidas e nos fazer pessoas melhores,mais compreensivas e mais pacientes.Além de tudo isso, nos uniu ainda mais...Temos a certeza que em breve,teremos outra sementinha que crescerá e se tornará um lindo ser humano.Beijos no seu coração e um abraço em Da Maia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, me emocionei muito com voce. Obrigada por me dizer isso. De verdade. <3 Beijo bem grande

      Excluir
  22. Nesse lindo texto vc descreveu meus sentimentos.

    ResponderExcluir
  23. Muito lindo... me emocionei bastante pq tambem passei por isso, na minha terceira gestação.

    ResponderExcluir
  24. Mari, nem sabia do ocorrido! O link chegou através de uma amiga que eu nem sabia que te conhecia. Chorei horrores com a linda história dessa família que se iniciou. Lindo ver o quanto vcs aprenderam e amadureceram com esse primeiro filho. Que Deus conforte vcs e os ajude a entender o quanto essa perda pôde fazer vcs crescerem. Estou na torcida pra que o segundo filho venha e vcs possam ter o prazer de tê-lo nos braços e dar todo esse amor que vcs têm pra dar. Beijo bem grande e fique com Deus! Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia, minha linda, obrigada, viu? Voce é uma querida. Saudade danada de voces. Beijo no coração!

      Excluir
  25. Nó na garganta, lágrimas nos olhos e a alegria no coração, de saber que vocês não abaixaram a cabeça, ou culparam a DEUS por isso, tudo tem um proposito, tudo tem um porque, que DEUS abençoe cada dia mais sua família e você.
    Obrigada por dividir conosco este momento tão delicado. Conte com DEUS e conosco.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Muito legal Mari! Mais um texto perfeito!

    ResponderExcluir
  27. Mariana, não lhe conheço, mas percebo pelo seu texto, que você é uma pessoa iluminada, as suas palavras fluem com tanto amor que emociona. Você com tanto amor para dar, logo será abençoada com o seu segundo filho. Paciência, tudo tem seu tempo, acredite. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Maria. Adoro seu nome. Beijo grande

      Excluir
  28. Não conheço vocês, mas a história me tocou imensamente. Você escreve com os sentimentos e isso é uma incrível dádiva. Força para vocês dois, papais.

    ResponderExcluir
  29. Ai, ai Mariana! Esses primeirinhos que transformam nossa vida em felicidade pura em uma velocidade tão grande! Ai que vontade de tê-los ainda, mesmo sabendo que não podemos né?! Pode ter certeza, seu filho mesmo tão pequenininho sentiu um amor imenso seu, e de seu marido! É uma forma tão visceral de amor, que descobrimos, somos realmente animais né. Não pude saber o que era meu pontinho, mas dizem que coração de mãe não se engana, então sempre tive certeza que era meu Noah ( é ele já tinha nome, ou minha Samantha, nunca vou realmente saber) mas meu filho me proporcionou um felicidade tão grande pelas 12 semanas que passou dentro do meu ventre (de 9 a 10 de desenvolvimento, ele regrediu) que até o mundo eu via em outras cores. Enfim, se permitam sentir ( por experiência própria a época que seria o nascimento, é bem punk, mas vcs vão estar fortalecidos), bom ler que ambos decidiram continuar, e não se afogar em mágoas. Eu também tive que escrever e externar o que tava sentindo na época, me ajudou muito mesmo. E nada vai substituir seu Amorzinho, seu primeirinho (ensaio meio cruel, que a vida coloca, na vida de muitas mulheres, uma forma de adaptar e amadurecer um útero, para segurar um próximo filho) inesquecível o seu, assim como foi o meu pra mim. Ao menos de o de quer que ele esteja, temos alguém para nos guardar! Força a vc e ao seu marido, tudo de bom ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, que lindo! São palavras como as suas que estão me ajudando a superar esse período tão dificil. Como voce disse, é o momento em que estamos mais proximos da natureza. A gente se sente bicho mesmo. Foi lindo viver isso e tenho certeza de que ja ja viverei tudo novamente. Obrigada pelo seu carinho. Beijão

      Excluir
  30. Oi Mariana! Talvez a gente já se conheça pessoalmente. De todo modo, já sou fã desse blog. Estava viajando no carnaval e fico sabendo do ocorrido por este texto tão bonito, uma declaração de amor. Esse filho existiu sim, ainda existe e teve uma causa ele ter vindo só pra dizer oi. Despertou tanta coisa nos pais que fez valer a pena a existência. Sei que irmãos virão para se somar a essa família e que vocês já estão mais que preparados pra isso. Desejo um bom repouso e mts felicidades. E mande meu abração pro papai Alexandre, amigo de longas datas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, querido, obrigada. O carinho masculino tem me emocionado muito. Beijão pra voce!

      Excluir
  31. Parabéns pelo relato. Tenho o prazer de ser pai e de me sentir como uma mãe. Isso é indescritível. Um grande abraço pro seu marido também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Artur. Muito bom saber que voce se sente assim. É isso que faz tudo vale a pena, ne? Beijão

      Excluir
  32. Mariana, hoje sou pai também, acredito que não sou um bom pai ainda de encher de orgulho minha futura esposa, não sei como vou criar meu filho e nem sei se vou conseguir arrumar uma casa boa e saudável para minha família, mas de uma coisa eu sei, vou continuar lutando sempre e sempre para que consiga dar o melhor para meus dois amores( minha eterna namorada e meu lindo filho), estou louco pra saber o sexo, ela acredita ser menino, já eu... Estou a espera do que Deus deixou pra mim, pode ser menino ou menina que irei dar o meu melhor de qualquer forma.
    Quanto a sua escrita, está ótima a forma de como expõe seus pensamentos e experiências, gostei muito do seu texto e imagino o quanto difícil foi e sempre será essa sua experiência. Vocês foram muito "fodas" (desculpa a palavra usada) pela forma que olham suas experiências, pois acredito que em tudo na vida precisamos tirar as boas lições, as vezes não consigo fazer isso tão bem como foi expresso em tão extrema situação complicada.
    Minha "eterna namorada(assim que a chamarei rs)" vem me pedindo para ler seu texto há uma semana, mas sempre com o tempo corrido não conseguia parar e ler direitinho, hoje eu consegui e entendo o quanto é importante esse seu texto para ela e também para mim, saber que um dia posso dar tanto orgulho quanto Alexandre te deu. Peço obrigado por mim e por Mila (Camila Guedes) por ter compartilhado tudo da forma que fez e te desejamos boas energias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neo, não te conheço pessoalmente, então não tenho muito como opinar. Mas penso que se você está lutando para ser melhor, tá tudo certo. Obrigada por ter escrito coisas tão lindas. Um beijo pra voce, pro seu bebe e pra sua eterna namorada. :) Muita saude pra todos! Beijão

      Excluir
  33. Que lindo e emocionante Mariana, tudo na vida tem uma razão de ser, tenho certeza que vc será mãe novamente em breve e dára muito amor a essa criança, meu sonho é ser mãe também é uma benção de Deus. Obrigada pelo lindo texto de amor e esperança . Um beijo

    ResponderExcluir
  34. Sem palavras. Sentimento lindo este bebê brotou. Que a sua lembrança sempre seja de coisas boas... E que um dia... Quem sabe, com os mistérios da vida, te seja dada a oportunidade de conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  35. Que coisa mais linda, me esvaindo em lagrimas. Nunca havia passado pela minha mente ter um filho que saísse do meu ventre, sempre tive o desejo incontrolável de adotar uma criança, mas coisas desse tipo estão me fazendo pensar sobre, talvez eu possa ter os dois, fico encantada só de pensar nas duas experiências. Que a vida possa me proporcionar o sonho de ser mãe, é o meu maior desejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, penso que amor é amor, não importa se venha através do próprio ventre ou da adoção. Também tenho muita vontade de adotar. :) Bjs

      Excluir
  36. Lindo! que sua família se complete logo, e que o novo irmãozinho(a) venha para ser uma pessoa de bem e lhes traga muitas felicidades, como o André nos trouxe! Beijos e sejam muito felizes!

    ResponderExcluir
  37. Muito belo o seu texto. Filho é uma dádiva, e você sua família foram abençoados. Que venha o segundo, o terceiro... Parabéns por isso.

    www.eupapai.blogspot.com

    ResponderExcluir