segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Bella Maia e o shortinho.




"A causa do feminismo é a causa da minha vida. É uma das coisas mais importantes que tem para mim. Eu não consigo ouvir os homens dizerem o que dizem, se achando os não-machistas e com discurso totalmente machista", comenta Bella.

É, eu vou “chover no molhado”. Uma amiga está no programa mais amado e odiado do país. Desde sua primeira edição, o BBB é criticado pela falta de conteúdo, pelo excesso de bunda e de peitoral, mas assim que soube da participação de Bella tive a certeza de que essa edição seria diferente. 

Bella é uma das mulheres mais fortes e incríveis que já conheci. Poderia fazer um post só sobre ela, mas deixemos isso pra outro momento. Rs.

A questão é que desde que Bella entrou na casa, uma coisa me chamou muito a atenção: a primeira notícia a sair foi a de que ela teria posado nua. Sua nudez foi revelada no “apartamento 302”, um projeto do fotógrafo Jorge Bispo, que durante um ano, fotografou mulheres “comuns” em seus apartamentos. As fotografias são belíssimas, sem photoshop, sem efeitos, no “cru”. Segue o link: http://www.jorgebispo.com/category/ensaios/.

Bella é bailarina, ou seja, seu corpo é o seu instrumento de trabalho. Mas, além disso, seu corpo é a sua liberdade. Bella desmistifica o corpo, e vê a nudez como arte, não como vulgaridade. Bella já posou nua, já dançou nua, já beijou uma mulher no palco.

Foi então que um colega muito querido postou uma notícia sobre essa foto (que por sinal é belíssima). Logo abaixo, um comentário mega cretino: “E essas peitcholas são de verdade ou têm photoshop”? Isso me choca! Peitchola? Photoshop? O companheiro nunca viu ou apalpou um seio? Cadê a novidade? E aí eu respondi a pergunta dele com outra pergunta: “O teu pau tem photoshop, colega? Coloca uma foto aí, tô doida pra saber”. Nem preciso dizer o que aconteceu, né? O “colega” não respondeu e o post foi apagado.

Semana passada, outro episódio: estava trabalhando quando meu whatsapp começou a apitar freneticamente. Eram fotos de Bella “mostrando” a buceta no Big Brother Brasil. Ohhhhhhhh, que horror! Primeiro achei estranho, mas, do fundo do coração, não vi nada demais. O corpo é DELA, de mais ninguém. Só que o problema não foi esse. Todas as pessoas que me enviaram essa foto eram mulheres. Todas chocadas (exceto uma amiga feminista). Pra piorar, um dia antes um colega do programa tomou banho nú e não vi um comentário sequer. Mas chocadas por quê? Eu te respondo: chocadas porque fomos criadas para acreditar que o corpo é feio, sujo e pecador. Chocadas porque o pau pode aparecer, mas a buceta, não. Chocadas porque durante toda infância escutamos que moça direita não fica com a perna aberta. Chocadas porque invejamos uma mulher livre, porque ser feminista dá um trabalho do cacete, porque, no fundo, queremos mostrar os nossos corpos, queremos ser livres, mas não temos coragem.

E a surpresa veio no final do dia: Bella não mostrou a buceta. Ela estava apenas usando um shortinho cor de pele, e, numa brincadeira com outras meninas, notou que o short estava dividindo a sua grande e vigiada piriquita. Ohhhhhhhhhh!

E esse tipo de julgamento nos leva a outra discussão. Por que não checamos nossas fontes? Por que em 30 minutos Bella já estava sendo taxada de oportunista, vulgar, ridícula etc? Como uma foto pode se disseminar tão rápido mesmo sendo uma grande mentira? Será que ficaríamos felizes se isso acontecesse conosco? Concordo 100% com quem diz que o programa é de uma exposição absurda, mas essa foi a escolha dela. Na verdade, ela foi convidada pra participar do programa, não se inscreveu. Só que por falar em exposição, o que nós, grandes críticos desse programa, estamos fazendo nas redes sociais? Esse, sim, é o maior Big Brother do mundo, meus amigos. 

Esse post pode parecer bobo ou inútil pra você, mas acredito que devemos refletir sobre esses episódios. Devemos nos perguntar o porquê de estarmos em 2014 e a nudez ainda ser uma coisa chocante. 

Cuidemos das NOSSAS bucetas, meninas. E sejamos felizes assim.

19 comentários:

  1. Perfeito Mari. É bem por aí!!!!
    E quem quiser, que não olhe!!! :P
    Eu mesma já disse que não curto mulheres com os peitos de fora dando de mamar, mas isso não é problema meu ó!!! :P kkkkkkkkkkkkk
    E digo mais, eu tenho um SHORT igual a esse! Toda bailarina tem!

    ResponderExcluir
  2. Sem tirar nem por...Eh exatamente isso!
    E mais Ameeeei o “O teu pau tem photoshop, colega? Coloca uma foto aí, tô doida pra saber”.

    ResponderExcluir
  3. Mulher, você escreve super bem. Adorei tudo!

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente adorei!! rsrs Nem sabia desse episódio bucetal...
    Você falou e disse!! ô povo abestalhado, quando foi a bilola do homem, todo mundo queria ver.. a outra BBB do peitão, fez nu frontal debaixo do chuveiro.. e???
    bjokas, Sheyla

    ResponderExcluir
  5. Menina!!!!!!!!!!
    várias coisas; Primeiro, vc escreve MUITO bem!
    Ameiiiii saber que tem mais uma feminista, defensora do parto humanizado e mais uma pra lutar contra a violência obstétrica!!!!!!!! e aqui em Recife!!!!!!!! precisamos nos conhecer!!!
    Parabéns pelo seu texto! perfeito!
    Vamos acabar com esse mundo machista e ser livres!

    Vc conhece o blog Cientista que virou mãe? ela tb é ativista! vale a pena dar uma olhada lá!
    bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, querida! Conheço o blog Cientista que virou mãe, sim. Entro sempre. Adoro! :) Você frequenta algum grupo de apoio? Beijão

      Excluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! demais!!!!!

    ResponderExcluir
  7. "porque ser feminista dá um trabalho do cacete" Sensacional!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto e as ideias! Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  9. Pois bem, seja bem vindo o seu texto precisamos de pessoas assim com a iniciativa de falar na lata o que muitos pensam, deixem as pessoas serem livres, andarem livres, falarem livres, o país é "democrático" na boca de muitos, e, muito pouco nas ações de muitos.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente: O corpo é dela e cada um faça dele o que bem quiser.
    Em 2014 a galera se incomoda com a boceta alheia. Que horror.

    ResponderExcluir
  11. Discordo qndo vc diz que "o pau pode aparecer e a buceta não". A nudez feminina é muito mais aceita que a masculina, até pq nesse "man's world" eles querem é ver mulheres.
    PS: parabéns por seu trabalho em defesa do parto humanizado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente, Sandra. Acho que me expressei mal. Quando falei que o pau pode aparecer, estava me referindo ao programa. ;) Beijão e obrigada!

      Excluir
  12. "Aplausos", você foi sensacional, suas ideias nem se fala! Enfim... Você falou tudo que o Brasil precisa ouvir, agora o difícil é que a maioria da população seja tão ignorante, por isso o Brasil em pleno século 21 é ainda um país em desenvolvimento, onde tudo que se fala ou se faz vira uma polêmica, como se não fossemos meros pecadores, mas sempre tem um burro que atira a primeira, mesmo tendo a consciência de que tudo que vai... Volta!!!

    ResponderExcluir